23.6.11

Espremedor de Batatas {Potato Masher}




Desde criança tenho claras memórias de purê de batatas sendo servido para nós…
Comida conforto para o Corpo e para o Espírito...
Me lembro de minha Avó fazendo travessas de purê para acariciar os nossos estômagos. 
Sua comida, um ato de amor…
Ela amava cozinhar. Seu purê era fofinho, macio e suave, como algodão.
A receita eu não sei, e, como muitas de suas receitas, essa se foi com ela, em silêncio e em paz…
Semana passada, ao encontrar esse espremedor de batatas no armário da cozinha da casa de praia da nossa família, perguntei à minha mãe se ela ainda o usava. Ela me disse que não cozinhava batatas há anos. Cortando uma longa e emocional conversa, ganhei de minha Mãe o espremedor.
Junto com muitas memórias, uma herança mais que perfeita…

{Since I was a child, I have clear memories of mashed potatoes being served to us…Comfort food for the Body and Spirit...
I remember my Grandmother making bowls of it, to caress our stomachs. 
Her cooking was an act of love…
She loved cooking. Her mashed potato was soft, light and fluffy, like cotton wool.
The recipe I don’t know, and, like many of her recipes, this one went with her, in silence and peace…
Last week, when I found the gadget in our beach house's  kitchen, I asked Mum if she still used it. She told me she had not cooked potatoes for years.
Cutting a long emotional story short, I got from Mum the masher as a gift.
A more than perfect heirloom...}

1 comment:

  1. Minha avó, depois minha mãe também tinham um (quadradão). Mas em alguma mudança acabei me desfazendo dele. Pena...

    ReplyDelete